sábado, 19 de maio de 2012

Serejo: Teste do amor

 Por: Vicente Serejo

Na última noite, sonhei com a escola onde estudei quase a vida toda. Sem dúvida, foi a mais importante para mim. Nela, fui extremamente motivada a praticar uma das atividades que mais amo e que, desde cedo, já se manifestava em mim: escrever. Tenho um respeito e um amor muito grande por este ato em minha vida, que me permite manifestar amor pelos dedos.

Escrevo com o objetivo de que as palavras toquem alguém, como me tocam inicialmente, e quando consigo êxito, me sinto plenamente feliz. Amando e amada – processo essencial para todo ser humano. Escrever é meu jeito de dizer “eu te amo” para a vida.

Despertei, esta manhã, inebriada de amor, inesgotável inspiração que nunca sai de pauta, jamais sai de moda. E, para escrever o texto de hoje, lembrei-me de tudo e todos que amo. Prestei atenção ao que o amor nos provoca. Questionei se em alguns casos tratava-se realmente de amor. E me deparei um jeito simples de testar: li sobre as qualidades do amor, segundo a Psicologia, que trata do apego, do vínculo e do

amor. O amor se caracteriza por:

1-      representar importância vital;

2-      persistir com o tempo;

3-      e ser singular, ou seja, insubstituível.

Pensei nas pessoas e nas atividades que tem importância vital para mim; cujo amor persiste, independentemente dos meses e anos que se passam; e que, com certeza, seriam insubstituíveis. Fiquei feliz ao me deparar com elas e confirmar o que, no íntimo, já sinto.

É impressionante observar como o amor se abre para quem deseja amar. Basta a decisão de acolhê-lo no coração para que ele entre, inunde e promova uma limpeza abençoada em nosso interior, extinguindo, como que por encanto, sentimentos hostis e destrutivos.

Cuido? Importo-me? Compartilho? Coopero? Mais um teste rápido… Se sim, então amo! Diagnóstico essencial para seguir em frente, confiante na mais incrível experiência subjetiva humana e nas transformações que decorrem dela. É pelas minhas mãos que manifesto o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário