quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quatro simples frases

Por: Vicente Serejo

Algumas palavras vão além da gentileza e da boa educação. São mais do que simples componentes de uma relação cordial. “Eu te amo”. “Sou grato”. “Me perdoe”. “Sinto muito”. Para a prática de origem havaiana ho’oponopono, voltada ao equilíbrio do ser humano, estas pequenas frases são consideradas mantras poderosos para um novo estilo de vida, com novos padrões de pensamento.

Ho’o significa “causa” e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto, ho’oponopono pode ser interpretado como “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Para quem pratica o ho’oponopono, um problema é uma memória repetindo uma experiência do passado e o que as pessoas precisam fazer é limpar todas as recordações, por meio da repetição constante dessas quatro simples frases.

Que as palavras têm poder, poucos duvidam. Elas causam impacto, compreendidas ou não. Transformam, penetram na alma, latejam na mente. Dr. Ihaleakala Hew Len e Morrnah Simeona, precursores do ho’oponopono, resumem o primeiro pensamento para iniciar qualquer comportamento que tenha o objetivo de promover uma mudança: “a paz começa comigo”.

 Somos responsáveis somente pelo que falamos e não pelo que os outros ouvem, uma vez que a interpretação é algo individual. Porém, ser portador de boas notícias, ter sempre palavras positivas a dizer, fatalmente transforma o ambiente ao redor, porque diminuímos as chances de más interpretações.

Quem não deseja ouvir um “eu te amo” verdadeiro, dizer um “sou grato” do fundo da alma e ser bem recebido pelo outro ao expressar “Me perdoe” ou “Sinto muito”? Palavras são os tijolos essenciais que compõem a vida que construímos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário