sábado, 5 de maio de 2012

Enviada da ONU relata violência sexual nos recentes conflitos na República Democrática do Congo

 A Representante Especial do Secretário-Geral sobre a Violência Sexual em Conflitos, Margot Wallström, manifestou sua preocupação com a última onda de combates no leste da República Democrática do Congo (RDC), especialmente em áreas que já presenciaram violência sexual cometidas contra civis por membros de grupos armados.

“Peço a todas as partes para imediatamente pararem quaisquer atos de violência e insto o Governo da RDC para restaurar a autoridade do Estado e garantir a proteção de civis, incluindo a violência sexual”, ressaltou Wallstrom.

O combate retomou no leste da RDC nas últimas semanas entre forças governamentais, grupos dissidentes e milícias. Margot Wallström observou que a situação está causando imenso sofrimento para os civis que sofrem com os deslocamentos, violações dos direitos humanos e perda da propriedade.

A enviada especial expressou preocupação sobre a situação instável de segurança em várias aldeias em território Walikale, na província de Kivu do Norte, que foram cercadas por uma milícia armada, incluindo a Mai Mai Sheka. Estas aldeias foram palco de crimes em julho e agosto de 2010, quando pelo menos 387 mulheres, homens e crianças foram alvos de atos de violência sexual por parte do mesmo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário