quinta-feira, 17 de maio de 2012

Serejo: Ideias e incertezas

Por: Vicente Serejo

“A criatividade pode ser descrita como o abandono de todas as certezas”, diz o roteirista Doc Comparato.

Inegável que o mundo precisará sempre de boas ideias. E iniciativas. Pessoas que tenham vontade de dar vida ao plano ideal. De viver o incerto. Acredito que as ideias são animais não domesticados, arredios, que não nos obedecem. Mas também acredito que, quanto mais nos empenhamos em adestrar estes selvagens, mais eles cedem a nós.

As ideias simplesmente aparecem, nos encontram ou são encontradas? Um ambiente calmo é o ideal para favorecer este encontro? Ou quando menos esperamos, em qualquer cenário, a boa ideia aparece? Acredito que o primeiro passo para ser capaz de gerir idéias é estar disponível para elas. Na fase inicial, é preciso deixar-se por conta da imaginação, da criatividade, de maneira livre, sem limites ou autocrítica.

Para ter uma inspiração é preciso sempre estar em busca de novas alternativas e estar antenado aos fatores internos e externos da existência. Flexibilidade. Ter ideias não é uma tarefa fácil. Por isso, ter a prática de registrá-las em cadernos ou blocos é um bom hábito a ser adquirido por quem trabalha com a criatividade ou simplesmente gosta de empreender.

 O ponto de partida para ter uma boa ideia pode ser as preferências e habilidades. Vale lembrar que as idéias podem ser: extraídas da memória, da vivência pessoal; extraídas de um caso, comentário, história que ouvimos; lidas em jornais, revistas, livros; podem ser transformadas, isto é, inspiradas em roteiros de filmes, novelas, teatros, etc; pesquisadas; ou até mesmo encomendada. São pontos de luz, rondando nossas cabeças, em busca de espaço e energia suficiente para se manifestarem. À espera de uma mente parceira e de um corpo executor.

“Geralmente, as pessoas não têm coragem de enfrentar o papel em branco, têm medo da incerteza, do não saber o que vai acontecer. As pessoas criativas são exatamente aquelas que enfrentam esta incerteza”, analisa o psicólogo Abraham Maslow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário