quinta-feira, 5 de julho de 2012

SEREJO: De outro claro enigma

 Por: Vicente Serejo

Não, Senhor Redator, não é sobre a nova edição de Claro Enigma, o livro de poemas que forma, ao lado de Rosa do Povo, os títulos mais clássicos do poeta Carlos Drummond de Andrade, agora forrado por um belo posfácio de Antônio Carlos Secchin. É do governo, assunto mais banal e íntimo deste que tem sido um espaço de banalidades da vida. Quem ouve a governadora Rosalba Ciarlini no rádio todas as manhãs, e é o que costumo fazer, fica impressionado com a bela pujança do outro Rio Grande do Norte.

Digo o outro, pois é naquele do rádio que qualquer norte-rio-grandense gostaria de morar. Não sei se é invenção do marketing, embora não duvide de suas danações. Sei que tem estradas em construção, as escolas reformadas, os hospitais ampliados, agricultura, leite e remédios. E talvez por isso, por esse futuro tão promissor, vá nascendo num ouvinte desavisado como este cronista a sensação de que caiu sobre essa Natal o manto espesso do abandono. Só pode. Aqui tem tudo quanto sobra nas ondas da palavra oficial.

É ai que a retórica do governo encontra seu obstáculo mais difícil. Talvez tão firme quanto a pedra do poema drummondiano. Não aquela outra, mais antiga, de Nel mezzo del camin, do soneto bilaquiano, do cheguei, chegastes, vinhas fatigada e triste, de raízes plantadas em A Divina Comédia, de Dante. Fico apenas no poema ousado de Drummond, fechando o caminho, ferindo as retinas tão fatigadas, que o governo de Rosalba é muito moderno demais para tropeçar em velhas figuras de estilo tão parnasianas.

Pois eis que há outro Rio Grande do Norte que não é este hoje refletido nas páginas dos jornais e nas telas da tevê desse povo besta daqui. Um governo atuante e capaz que mesmo tomando emprestada a bagatela de pouco mais de quatrocentos milhões de reais, aceitou pagar em vinte anos, cinco governos, e arredondando para um bilhão e duzentos reais. O que se entende, afinal não se deve negar o pão e o circo à fome de alegria do povo, mas não precisava chamar legado da copa o que se vai pagar com tantos juros.

Não sou contra a Copa, Senhor Redator. E se fosse até seria humanamente compreensível a dura e terrível frustração de um gordo e por isso incapaz de uma escapada pelas pontas e o chute a gol a erguer, sobre a pobre vaidade humana, o clamor das torcidas. Mas é que a Copa nos tem sido vendida como um elixir, um cataplasma, um ungüento milagroso. Mais do que uma ingênua e decorativa figura de estilo que adorna o soneto de Bilac, o legado é como se fosse a terra prometida a que se chegará levados por Deus.

Ora, ora, Senhor Redator, deve ser defeito de alma a mania de desconfiar das retóricas banhadas de ouro. Desse brilho de diamante falso a fascinar o olhar. Tenho pra mim, a mexer com as minhas teclas e meus botões, que a desinformação é a nova forma de barbárie. Não no sentido das coisas simplesmente bárbaras. Seria um reducionismo perigoso, um olhar simplório demais para não dizer inculto. Estamos diante de algo mais complexo. Talvez da ruína e não do rudimento. Como ensinou Joseph de Maistre

Nenhum comentário:

Postar um comentário