quinta-feira, 5 de abril de 2012

Repicando...Casa de Candomblé na Alemanha !!!

Fonte: Lélia Gonzales.

Rompendo fronteiras, eita mundo !

Fórum inaugura a primeira casa de candomblé da Alemanha e divulga a cultura afro-brasileira em toda a Europa"O vento que bate aqui, bate lá/Iansã dona dos ventos/Rainha dos pensamentos". Com esses versos, declamados com sotaque teutônico, mas também com muita fé, foi aberto em Berlim no dia de Santa Bárbara (Iansã, no sincretismo religioso), a primeira casa de candomblé da Alemanha.O espaço, denominado Ilê Axé Oyá, que em iorubá significa ``casa da força de Oyá´´, vai funcionar no andar superior do Centro Intercultural Fórum Brasil - entidade sem fins lucrativos dedicada à divulgação da cultura brasileira."Assim como os negros africanos levaram para o Brasil a força e a magia capazes de manter o equilíbrio do homem com a natureza, queremos que esta força se prolifere como o vento, girando também na Europa", diz um dos mentores intelectuais do Fórum Brasil, o bailarino, coreógrafo e assessor cultural baiano Murah Soares, que vive há quase duas décadas na Alemanha.Ele acredita que o Fórum Brasil, aberto em fevereiro do ano passado, ganha um novo sentido ao criar um espaço dedicado ao culto e louvor aos orixás. "A tão almejada paz entre os povos somente será alcançada quando houver entendimento e respeito mútuo entre as diversas religiões e culturas, evitando preconceitos, conflitos e todas as formas de racismo", diz.

Tolerância Soares, que através da dança atua em diversos países europeus, e seu associado, o alemão Martin Titzck, que assume a gerência administrativa do Fórum, querem fazer de Berlim o ponto de partida de um movimento mais amplo. "Nosso objetivo é estender e sedimentar a ponte cultural entre o Brasil e a Europa, difundindo os aspectos da cultura e da religião afro-brasileira em todo o velho continente a partir da Alemanha", diz o bailarino.Para ele, o intercâmbio sociocultural e religioso entre os povos pode ser o início de um grande diálogo e uma contribuição importante para o processo de integração num continente tão afetado pelas diferenças.Para atingir seus objetivos, o Fórum Brasil oferece um amplo programa nas áreas cultural e social, mantendo uma agenda constante de cursos, workshops, exposições e seminários, além de festas e outros eventos que unem o lazer ao conhecimento e à propagação das raízes socioculturais brasileiras, tanto no que toca às influências africanas, quanto à contribuição indígena, com seus mitos e tradições.

***Localização privilegiada.

O Fórum Brasil funciona em uma bela casa de 190m2, situada no bairro de Kreuzberg, próximo ao Viktoria-Parque, zona de destaque no cenário cultural de Berlim. O espaço dispõe de salão de aulas e eventos, cozinha com bar e sanitários, além de dois escritórios e vestuários. Toda estrutura é financiada por Soares e Titzck, sem nenhum fomento ou apoio de entidades governamentais brasileiras ou alemãs.O centro de candomblé Ilê Axé Oyá se integra a essa estrutura em um espaço reservado, projetado desde o início com esta finalidade. A parte humana fica por conta de um pequeno núcleo de adeptos e simpatizantes da religião, formado já há alguns anos em Berlim, com objetivo de manter e difundir as tradições e os rituais do candomblé.

" Somos a Memória que não se Cala "

Axé !

Nenhum comentário:

Postar um comentário