quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A arte de Iran

Wodem Madruga
Encontro-me com o pintor Francisco Iran Dantas numa das esquinas da Ribeira. Estava ancho da vida, era tarde de quinta-feira e receberia no começo da noite o Prêmio do Salão Nordeste de Cultura Popular Chico Santeiro, com direito a solenidade no Palácio da Cultura (Palácio Potengi). O Prêmio é promovido pela Fundação José Augusto e dele participaram mais de 60 artistas, alguns de outros Estados. São pintores, escultores, desenhistas, gravuristas. Os três primeiros colocados foram Luzia Dantas, Francisco Iran Dantas, os dois de Currais Novos, e em terceiro a pernambucana Ivone Gonçalves Mendes, natural de Olinda.
Luzia Dantas e Ivone Mendes são escultoras. Iran Dantas foi o único pintor premiado. Ele é um dos maiores artistas naif do Nordeste e recentemente (maio) andou expondo em Paris, a convite do Divini Institut des Arts et Culture. A exposição aconteceu na Galerie Everats. Era a primeira vez que Iran, nascido em Cerro-Corá, mas vivendo em Currais Novos, atravessava o Atlântico. Até então a cidade mais longe que conhecia era Brasília, onde, em 2009, participou da exposição Artistas Brasileiros (Novos Talentos) 2009, promovido pelo Senado Federal. Seu nome foi indicado pelo senador Garibaldi Filho. Foi lá que a produtora cultural Diva Pavesi, brasileira radicada em Paris, tomou conhecimento da arte de Iran. No mesmo ano convidou-o a ir a Paris.
Iran concorreu ao Prêmio Chico Santeiro com um dos dois quadros que expôs na França. A tela passará agora a pertencer ao acervo da Pinacoteca (Palácio da Cultura).  O  outro quadro foi adquirido pelo senador Garibaldi Filho (grana que ajudou o artista a viajar a Europa). O pintor prepara agora uma exposição para Natal. Se a memória não me falha será a primeira vez  que realizará uma  individual por estas bandas da capital. Em 2009 participou, aqui, da exposição Panorama da Pintura Contemporânea do RN e, em 2006, da II Mostra de Arte Ingênua na Cidade do Natal.
A comissão julgadora do Salão Nordeste de Cultura popular foi integrada pelo mestre Dorian Gray Caldas (pintor, desenhista, escultor e ceramista), pelo marchand Antônio Marques (peagadê em arte naif) e pela artista plástica Mara Puci. Francisco Iran botou no bolso 3 mil reais. O que um deputado estadual bota no bolso em dois dias de conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário